segunda-feira, 6 de junho de 2016

Curiosidades sobre as mãos.




A mão do ser humano, segundo a teoria da evolução, foi uma aquisição extremamente importante, pois permitiu a utilização de instrumentos, com os quais podiam mais facilmente se defender e modificar o meio ambiente para melhor sobreviverem.


A mão é formada por 27 ossos principais, sendo 8 do carpo; 5 do metacarpo e 14 falanges, mais um número variável de pequenos ossos sesamóides.  Assim como nos pés, os movimentos da mão humana são realizados por dois conjuntos de músculos, denominados intrínsecos e extrínsecos. Os músculos intrínsecos são aqueles que se encontram na própria mão, e os extrínsecos, são os flexores e extensores longos, que se encontram no antebraço.
Os músculos intrínsecos são respectivamente ligados ao 1º e 5º dedos, e são chamados tenares e hipotenares, respectivamente ligados ao 1º e 5º dedos. Os músculos interósseos que ficam entre os metacarpais, são constituídos por quatro dorsais e três volares e os músculos lumbricas. Estes músculos têm origem no flexor profundo e são considerados especiais por não terem origem em nenhum osso.Os músculos extrínsecos são os dois flexores longos que estão localizados na parte interna do antebraço e que se ligam por tendões às falanges. Normalmente são muito visíveis no dorso da mão. O flexor profundo movimenta as falanges distais e o flexor superficial movimenta as falanges médias. E são responsáveis pela flexão dos dedos. 
Os músculos do polegar são: um flexor longo e um curto (músculos tenares), além dos músculos oponente, abdutor e rotador a mão humana, é capacitada para realizar uma ampla variedade de movimentos, através de um conjunto complexo de ferramentas e implementos. É a articulação mais sofisticada e completa, se comparando a mão de outros animais ou patas. Capaz de coordenar vários movimentos ao mesmo tempo, e rica em precisão, a mão humana, é rica no poder de executar movimentos desde os mais delicados, aqueles que exigem força.
Para melhor compreender a função de cada dedo da mão.
Os Músculos Extrínsecos originam-se no braço/antebraço e inserem-se na mão por meio de tendões. São eles:
  • Flexor radial do carpo: Realiza a flexão do punho e auxilia na abdução da mão.
  • Flexor ulnar do carpo: Realiza a flexão do punho e auxilia na adução da mão.
  • Flexor superficial dos dedos: Realiza a flexão das articulações interfalangeana proximal e metacarpofalangeanas e auxilia na flexão do punho.
  • Flexor profundo dos dedos: Realiza a flexão das falanges distais e auxilia na flexão do punho.
  • Flexor longo do polegar: Realiza a flexão das falanges do polegar.
  • Extensores radiais curto e longo do carpo: Têm ação na extensão e abdução do punho.
  • Extensor ulnar do carpo: Realiza extensão e adução do punho.
  • Extensor dos dedos: Realiza extensão dos dedos (o 1° e 5° têm extensores próprios adicionais).
  • Abdutor longo do polegar: Realiza abdução e auxilia na extensão do polegar.
  • Extensor curto do polegar: Realiza extensão da base da falange proximal do polegar.
  • Extensor longo do polegar: Realiza extensão das falanges do polegar, adução e rotação lateral do polegar.































Edição: Cristiana Oliveira e Ilana Paiva
Fonte: http://www.portaleducacao.com.br/medicina/artigos/16413/a-mao-do-ser-humano#ixzz4AoBz7O6y

Nenhum comentário:

Postar um comentário